Blog

Últimas novidades e atualizações

IMAGEM-1-PAPEL-MACHÊ.jpg

Construção de escultura com Papel Machê – Mostra de Poesia 2019

Comunicado:
Informamos aos senhores que no dia 26/09/19 (quinta-feira), será realizada o Projeto Mostra de Poesia. Para tanto está sendo enviado na mochila do aluno o material para a realização de uma escultura feita de papel machê (material encaminhado conforme a entrega no início do ano letivo de acordo com a lista de material escolar) Caso o (a) aluno (a) não possua o material (pacote de papel machê) solicitamos que providencie para a realização da atividade que deverá ser entregue no dia 18/09/19. Para que a mesma possa ser exposta no dia do evento.

A escultura deverá seguir o contexto da poesia escolhida pela turma.

Construção de escultura com Papel Machê – Mostra de Poesia 2019
ORIENTAÇÕES:

O PAPEL MACHÊ é  uma técnica de modelagem bastante rica no que diz respeito aos métodos  de confecção tanto  da massa como dos produtos criados com esta. É  uma arte milenar, tendo como insumo principal o papel (reciclado), e suas principais  características são  a versatilidade, resistência e durabilidade.
Depois de seca, a massa possui propriedades da madeira. A massa  do PAPEL MACHÊ  é  utilizada para cobrir superfícies, quase uma pele, e por isso é  necessário uma boa estrutura como base.
São duas as possibilidades de confecção  da produção de peças  em PAPEL MACHÊ: a colagem sucessiva de lâminas de papel sobrepostos (PAPEL COLLÉ) e a pasta de papel para modelagem (PAPEL MACHÊ).
Existem inúmeras  receitas e formas de se chegar a esta massa, e fazer a modelagem,  contudo o exercício continuado, a prática  da técnica pode nos levar a um material mais fácil e adequado para a proposta pessoal.
É  possível também  fazer a massa com vários tipos de papel (jornal, folhas de sulfite,  caixas de ovos, papelão, papel higiênico…) e de maneiras diferentes, com texturas e resultados também  diferentes. É  uma técnica interessante também  no aspecto de seu custo baixo, pela versatilidade  e por  sua produção  ser ecologicamente correta, usando materiais que seriam descartados,  e com isso, evitando o aumento do lixo de materiais de difícil decomposição,  como plástico,  embalagens, garrafas pet  etc.

Esta é uma atividade basicamente sensorial,  por ser trabalhada com as mãos, proporcionando a estruturação da desordem à organização. Trabalha também com a psicomotricidade, pois requer articulações excessivas das mãos,  além da sensação tátil que fornece um diálogo com a imagem que está sendo criada.

Exemplo: Corvo (papel machê)

 

Construção de escultura com Papel Machê – Mostra de Poesia 2019
Compartilhar esse post

Posts relacionados