Blog

Últimas novidades e atualizações

Mews-n-Woofs-600x2721.png

Descubra quais são as datas do Enem 2019

As inscrições para esta importante prova abrem em maio, mas os exames só acontecem em outubro. Descubra quais são as datas do Enem 2019 e saiba mais sobre a prova.

O jovem que deseja fazer uma graduação precisa ficar atento ao calendário do Enem. Apesar de as provas do Enem 2019 estarem marcadas para outubro, as inscrições para o exame começam no dia 7 de maio e vão até o dia 18. As datas e locais específicos das provas ainda estão em aberto.

Para realização da prova do Enem, não basta fazer a inscrição, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 82,00. Então, atenção ao prazo de pagamento dessa taxa: dia 23 de maio. Estudantes que não puderem arcar com o custo da taxa, devem solicitar isenção da mesma entre os dias 2 e 15 de abril.

info-datasdoenem2019

Dicas para o dia da prova

Como já é sabido, o horário de abertura dos portões para os estudantes que farão a prova é meio-dia. Pontualmente, às 13h, o portão se fecha e isso significa que quem ficou para fora não poderá fazer o exame. Então, muita atenção ao horário para não se atrasar. Chegue com antecedência e verifique o caminho antes do dia, para não ter erro.

Outra dica que pode fazer toda a diferença é ir ao local da prova antes do dia do exame. Essa é uma forma de testar os melhores caminhos e meios de transporte e calcular o tempo de deslocamento. No dia do exame, não deixe de sair de casa para ir à prova com antecedência e de considerar nessa antecedência possíveis contratempos que possam surgir, como ônibus atrasado, problemas com o carro, trânsito etc.

No dia do exame, também é imprescindível que você leve um documento original com foto (não serve fotocópia) e uma caneta esferográfica preta fabricada em material transparente para realização da prova. É aconselhável também levar o cartão de confirmação de inscrição.

Como fazer a inscrição no Enem?

Você já sabe que o período de inscrições vai de 7 a 18 de maio de 2018. Mas como se inscrever?

Todo o procedimento de inscrição é realizado online. O primeiro passo a tomar para fazer a inscrição é acessar o site do Enem para informar seus dados pessoais, além de telefone, e-mail, opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e o município onde você fará o exame.

Depois, o sistema gera um boleto com a taxa, que deve ser paga em agências bancárias, casas lotéricas ou nos Correios. Por meio do site do Enem, você pode acompanhar a situação da sua inscrição.

Principais datas do Enem 2019

Abaixo, confira as principais datas do Enem 2019:

Março 2019

Dia 21 – Publicação do Edital

Abril 2019

Dia 2 – Começa a solicitação de isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência no Enem 2019

Dia 15 – Termina a solicitação de isenção da taxa de inscrição / Termina a justificativa de ausência no Enem 2019

Dia 23 – Divulgação dos resultados das solicitações de isenção / Começa o período de recursos relacionados às solicitações de isenção

Dia 29 – Termina o período de recursos relacionados às solicitações de isenção

Maio 2019

Dia 05 – Divulgação dos resultados dos recursos relacionados às solicitações de isenção

Dia 07 – Começa o período de inscrição e o período para pagamento da taxa de inscrição

Dia 18 – Termina o período de inscrição enem 2019 / Termina o período para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira / Termina o período para solicitação de atendimentos e envio de laudo médico, declaração ou parecer

Dia 23 – Termina o período para pagamento da taxa de inscrição

Dia 28 – Começa a solicitação de Atendimento por Nome Social

Junho 2019

Dia 3 – Termina a solicitação de Atendimento por Nome Social

Outubro 2019

Data a confirmar – Divulgação dos locais de prova

Novembro 2019

Dia 04 – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias

Dia 11 – Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

Dia 14 – Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões

O que fazer com notas do Enem 2019?

A nota do Enem é um passaporte para o ensino superior. Centenas de universidades de todo o país já aceitam esse resultado em seus vestibulares. Nesses casos, o desempenho no exame é usado para selecionar os candidatos e preencher as vagas dos cursos.

A nota do Enem também pode ser utilizada para ter acesso a programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o programa Universidade para Todos (ProUni), que concedem financiamento de mensalidades e bolsas de estudo.

 

 

 

Descubra quais são as datas do Enem 2019
Compartilhar esse post