Metodologia de ensino

Quanto à Metodologia de Ensino, o Instituto utiliza as mais variadas formas de organização curricular e práticas pedagógicas, possibilitando ao educando a construção de seus próprios conhecimentos. Assume-se uma metodologia que se caracteriza pela reflexão-ação-reflexão, para que a construção do conhecimento se realize de forma participativa, interativa, dialógica, valorizando o aprender contínuo.
O processo de avaliação aplicado procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações de comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando-se a construção do conhecimento, seja este teórico, mental ou prático.

Para melhor direcionamento do processo avaliativo, o Instituto respalda-se no inciso V, Artigo 24 da Lei 9.394/06 , por se tratar:

– da avaliação contínua e cumulativa do desempenho do educando, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
– possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado;

– aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

Pode-se dizer, também, que a verificação da aprendizagem no Instituto de Educação Prof. Denizard Rivail, considerará os escritos teóricos da Psicologia Genética, onde a aprendizagem é concebida com experiências múltiplas e variadas em vista do desenvolvimento integral do educando ( motor, cognitivo, afetivo e social), compreendendo que, dentro dessa visão, educar é formar , e aprender é construir o próprio saber.

O processo de integração entre escola e comunidade é considerado  de suma importância para a formação integral de nossos jovens e se dá de variadas formas, tais como:
– Assembleia Escolar: atividade na qual participam estudantes das três etapas da Educação Básica, pais, professores, equipe de coordenação e direção, tendo como objetivo propiciar, diariamente, antes do início das atividades relacionadas às matérias escolares, um momento de introspecção e reflexão , onde também a música se faz presente para a criação de um clima mais ameno e propício às atividades intelectuais e sociais.

– Projeto Educação e Vida:  inseridos neste macroprojeto estão outros projetos elaborados de acordo com as diversas disciplinas curriculares, todos visando a uma formação integral, solidária e atuante no contexto sociocultural.2

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

  • Presença: 75% – no mínimo;
  •  Nota de 0 (zero) a 10 (dez), com decimais. A MÉDIA da Escola é 7,0 (sete);
  • Fica em RECUPERAÇÃO FINAL quem tiver menos de 28 (vinte e oito) pontos em cada matéria;
  • Não há limite de disciplinas para recuperação final.
Metodologia de ensino