Ferramentas educacionais

       Kahoot, é uma aplicação gratuita disponível online, que faz uso da sua simplicidade de utilização e do fator competição para cativar os alunos. Pode ser utilizada em diversas situações:

  • Para introduzir um novo tópico de discussão na sala de aula;
  • Como revisão de conteúdos;
  • Realizar uma avaliação formativa, uma vez que é possível exportar os resultados para uma folha de cálculo facilmente editável;
  • Inquéritos;

A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Abordamos matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais. Nossas missões de matemática guiam os estudantes do jardim de infância até o cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado. Também temos parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado.


O Storybird é uma ferramenta que permite a criação de histórias de forma colaborativa, com formato de livro digital. Selecione um conjunto de imagens, escreva uma história e o seu livro do Storybird está criado! É possível criar histórias, individualmente ou em grupo após convidar outros colaboradores. As suas histórias serão transformadas em belos livros que poderão ser partilhados, adicionados a uma lista de leitura ou imprimidos. As suas obras podem, ainda, ser incorporadas num blog ou numa wiki.

Esta ferramenta surge com o intuito de inspirar a criação de histórias para crianças. Permite a criação de histórias de carácter lúdico ou profissional através de conteúdos fornecidos por um grupo diversificado de artistas profissionais.

O Storybird difere de todas as outras ferramentas de criação de histórias, mantendo o ambiente de escrita organizado e simples. Os utilizadores desta ferramenta podem facilmente utilizar a arte existente, para criarem e partilharem as suas histórias. Assim, é possível evitar as tarefas de procura de fontes, desenho de imagens ou outros elementos, que normalmente retiram o foco daquilo que é essencial, a criação da história.

Ferramentas educacionais