Publicado em 25.05.2018 - Notícias - Sem comentários

Sua contribuição engrandece ainda mais esse Ato de Solidariedade e Amor. Você sabia que tudo que é arrecadado na Festança IDR Solidária é destinado à Instituição Jesus Gonçalves, localizada na Colônia Antônio Aleixo?? É isso mesmo, o Denizard Rivail tem compromisso Social com essa comunidade. Dessa forma, realizamos dois grandes eventos Solidários em nossa escola: a Festa Junina Solidária e a Noite Da Harmonia, tudo para garantir um Natal mais Feliz a mais de 1200 Famílias, as quais contam com a Cesta Básica também recheada de amor, esperança e fraternidade. Portanto, aproveite esse evento e divirta-se com o show de apresentações culturais de nossos alunos e as guloseimas de comidas típicas que serão vendidas no dia.

Lembramos que o Estacionamento será na Unidade I (Faculdade Anhanguera)


 

Confira as apresentações de cada dia:

28 DE JUNHO, QUINTA-FEIRA

1° Período Viana de Carvalho – Matutino e Vespertino

Dança Quadrilha

A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas e acontece nos meses de junho ou julho em todas as regiões do país.
Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

ROUPA DANÇA QUADRILHA

  • QUADRILHA F-1
  • QUADRILHA M-1

2° Período Irmã Dulce – Matutino e Vespertino

Dança Japonesa

A dança tradicional japonesa inclui vários outros estilos, todos inspirados em um dos dois elementos essenciais da cultura do país: o mai (diferenciado por uma conduta cerimonial, introspectiva e tranquila) e o odori (folclórico, exuberante e extrovertido). Embora atualmente a distinção entre os dois termos não seja tão clara, ambos estão firmemente arraigados em muitos eventos tradicionais. A combinação dos ideogramas dessas duas modalidades de dança (mai + odori), forma a palavra buyo (que significa danças tradicionais).

ROUPA DANÇA CHINESA E JAPONESA

  • japonesa - f 1
  • japonesa - M1


3° Período Auta de Souza – Matutino

Dança Boi Bumbá

Bumba Meu Boi, também chamado de Boi-Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste.  Embora tenha maior representatividade nas culturas dessas regiões, atualmente podemos encontrar essa manifestação cultural em todas as partes do Brasil. Em 2012, o Bumba Meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Merece destaque também a cidade de Parintins, no estado do Amazonas com o Festival Folclórico de Parintins, festa comemorada anualmente no município desde 1965.

ROUPA DANÇA BOI BUMBÁ

  • Boi - M3
  • Boi - F3


3° Período Madre Teresa – Vespertino

Dança Cigana

Alegre e entusiasmante, a dança cigana encanta. Mais que expressão da cultura de um povo, é um excelente exercício. Se você foge da academia e não pode nem ouvir falar em musculação, mexa-se de uma forma diferente. Movimentos ímpares e carregados de emoção fazem bem para o corpo e pra mente. a dança cigana, além de trabalhar esses aspectos, busca integrar a mente ao corpo para que este se torne ainda mais saudável e equilibrado. De acordo com Mhelani, a dança propicia o autoconhecimento, a conscientização corporal, a sociabilização, despertando a sensualidade e a feminilidade, provocando uma energia de satisfação e poder aumentando a autoestima.

ROUPA DANÇA CIGANA

  • Cigana-M
  • Cigana-F


3° período Auta de Souza – Vespertino

Dança Carimbó

Carimbó é uma dança de roda típica do Pará e popular entre os nordestinos. Marcada por movimentos giratórios, é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014. O carimbó surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor. As vestimentas utilizadas no carimbó são outra característica de destaque. As saias das mulheres são muito coloridas e bastante volumosas para garantir um efeito mais bonito ao movimento da dança.

ROUPA DANÇA CARIMBÓ

  • Carimbó - F
  • Carimbó - M

1° ano Paulo Freire – Matutino

Dança Havaiana

Criada pelos polinésios no Havaí, a hula é um movimento único dançado tanto ao som de uma música ou quanto de um canto. No início, cantos e vozes eram usados como instrumentos e a hula fornecia as letras. Nos tempos modernos, a hula é acompanhada por violões ou ukuleles.

ROUPAS DANÇA HAVAIANA

  • Havaiana - F
  • Havaiana - M

OBS: Masculino inclui Regata cor de pele


 

1° ano Paulo Freire – Vespertino

Dança do Café

A dança é uma influencia dos povos Italianos que vieram trabalhar na lavoura do café. A forma que eles encontraram para amenizar o árduo trabalho da colheita, neste clima quente e tão diferente do clima da terra natal, começaram a dançar na colheita cantando. Nas rodas da noite o trabalho virou dança, onde o movimento da colheita era reproduzido. Na dança do café a roupa lembra a vestimenta da época saia rodada com avental e lenço na cabeça para as mulheres e para o homem calça, camisa de punho com lenço no pescoço. O principal adereço é a peneira, instrumento utilizado na colheita do café.

ROUPA DANÇA DO CAFÉ

  • Dança do Café - F
  • Dança do Café - M

 

1° ano Rubem Alves – Vespertino

Dança Country

A musica country é um estilo de musica caipira dos Estados Unidos e é considerado o estilo que mais define o americano .A country nasceu, assim coma muitos outros estilos,da influência de escravos com suas canções de guerra, do profundo senso religioso do Sul dos Estados Unidos e dos trabalhadores do campo. Os imigrantes Irlandeses contribuíram , com a introdução do banjo que auxiliou inclusive no ritmo e na dança tipicamente caipira . A “capital” estadunidense da música country é Nashville, Tennessee, pois é lá onde se encontrava a sede de diversas gravadoras do gênero, e onde se realizaram os mais famosos festivais desse estilo musical.

ROUPA DANÇA COUNTRY

  • Coutry - F
  • Coutry - m


29 DE JUNHO, SEXTA-FEIRA

2° ano Piaget – Matutino

Dança Quadrilha

A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas e acontece nos meses de junho ou julho em todas as regiões do país.
Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

ROUPA DANÇA QUADRILHA

  • Quadrilha - F
  • Quadrilha - M

 

2° ano Piaget – Vespertino

Dança Italiana

A Tarantella é uma forma de dança animada que se originou na Itália. Há muitas danças folclóricas italianas, mas a Tarantella é um ícone instantaneamente reconhecido como uma imagem da cultura italiana. Além dos movimentos distintos e acompanhamento musical. Originalmente do sul da Itália, os diferentes tipos de Tarantelle são encontrados em muitas cidades do continente da Itália e da ilha da Sicília. Acredita-se que a tarantella tenha começado no século 15.  O nome da dança é baseada em uma antiga crença popular sobre o efeito de uma picada de aranha venenosa. Acreditava-se que quando alguém fosse mordido pela tarântula, a única cura seria dançar para o veneno sair do sistema sanguíneo. Por esta razão, muitos consideram a Tarantella uma cura ou uma dança medicinal. Estudiosos de dança oferecem várias interpretações sobre as origens e significados da Tarantella.

ROUPA DANÇA ITALIANA

  • iTALIANA - f
  • iTALIANA - m

 

3° ano Meimei – Matutino

Dança Xaxado

É conhecido pelo nome de xaxado um ritmo e dança típicos do nordeste do Brasil, com raiz nos costumes do sertanejo local, originário das regiões do Pajeú e Moxotó no interior de Pernambuco e evidentes características extraídas das culturas indígenas. Seu nome é atribuído ao som onomatopaico que os dançarinos fazem com as alpercatas arrastadas no chão durante a dança, soando “xa-xa-xa”. A “paternidade” do xaxado também é matéria de bastante controvérsia, pois alguns autores afirmam que se trata de uma adaptação de danças portuguesas; outros afirmam ser uma recriação de danças indígenas, e há ainda várias fontes que acreditam terem sidos os cangaceiros, em especial o bando de Lampião os criadores do xaxado.

ROUPA DANÇA XAXADO

  • Xaxado F
  • Xaxado M

 

3° ano Memie – Vespertino

Dança do Brasil

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forró, axé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rock, pop, pop rock, heavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar o título do estilo.

ROUPA DANÇA DO BRASIL

  • brasil F
  • brasil m

 

4° ano Jean Rousseau – Matutino

Dança Ritmos Caribenhos

Quais os ritmos caribenhos?
Bolero, Chá Chá Chá, Descarga, El Son: Antiga forma musical popular em Cuba, Habanera: Gênero de música e dança cubana, Mambo, Merengue: Ritmo veloz e malicioso, nascido na República Dominicana, Reggae: Estilo musical que uniu os ritmos caribenhos com o Jazz e o Rhythm and Blues, Rumba: O embalo sensual da Rumba nasceu como dança da fertilidade em que os passos dos bailarinos imitavam a corte dos pássaros e animais antes do acasalamento, Salsa: Ritmo musical desenvolvido a partir da segunda metade do século XX com contribuições da música caribenha e de danças folclóricas dessa região, como a Conga e o Mambo, Música Tejana: A Música Tejana pode ser categorizada como uma conjunção do country, mais o rock e o rhythm and blues, originada no Texas e cantada tanto na língua espanhola quanto na língua inglesa, tendo uma vasta variedade de influências culturais. Reggaetón, Zouk: Este gênero, praticado nas Antilhas francesas (Guadalupe e Martinica), na Guiana Francesa e também em Santa Lúcia, tem forte presença nos P.A.L.O.P

ROUPA DANÇA RITMOS CARIBENHOS

  • ritmos f
  • ritmos m

 

4° ano Jean Rousseau – Vespertino

Dança Axé

O axé, ou axé music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, ritmos do candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.

ROUPA DANÇA AXÉ

  • axé f
  • axé m

 

 

5° ano Paulo de Tarso – Matutino e Vespertino

Dança Boi Bumbá

Bumba Meu Boi, também chamado de Boi-Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste.  Embora tenha maior representatividade nas culturas dessas regiões, atualmente podemos encontrar essa manifestação cultural em todas as partes do Brasil. Em 2012, o Bumba Meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Merece destaque também a cidade de Parintins, no estado do Amazonas com o Festival Folclórico de Parintins, festa comemorada anualmente no município desde 1965.

ROUPA DANÇA BOI BUMBÁ

  • Boi - F
  • Boi - M