PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO   – RESUMO

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROF DENIZARD RIVAIL – IDR  está localizado na Avenida Torquato Tapajós, n.5238, bairro de Flores, Manaus, AM. Foi criado pela Associação de Educação Denizard Rivail do Amazonas – AEDRIA, 15.09.1994 a qual assumiu a responsabilidade de mantenedora do referido instituto, com o seu contrato no registro de pessoas jurídicas, n. 6.510 – livro A – n. 45, para atender à clientela escolar do bairro de Flores e suas adjacências, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Instituto de Educação Prof. Denizard Rivail, sendo uma instituição de cunho ecumênico, onde todas as vivências religiosas são respeitadas, proporciona o verdadeiro sentido de uma educação humanitária e cristã. O Instituto não se coloca a serviço de um credo, de um dogma, de uma simples doutrina, mas a serviço do espírito e de sua evolução, na fase terrena da vida e, para isso, elucida os credos, esclarece os dogmas, serve-se da doutrina espírita e de uma filosofia que sobreleva o espiritual, ainda que não se desprenda da base material da vida.

A proposta educativa do Instituto de Educação Prof. Denizard Rivail se baseará no exercício da compreensão pela pessoa e da educação no contexto em que vivemos.

Quanto aos conteúdos ministrados em aula e com o propósito de formar um ser pensante,  crítico e sujeito de seus próprios conhecimentos, o Instituto tomará como ponto de partida a Tendência Progressista –Crítico Social dos Conteúdos, visto que a mesma confronta os conteúdos trabalhados com a realidade social, bem como enfatiza as relações interpessoais, resultando daí  a formação integral do educando.
O Instituto tem como missão formar o educando em todas as dimensões humanas (cognitiva, afetiva, social) e, para tanto, segue o objetivo geral que explicita: Promover uma aprendizagem significativa, a partir de um trabalho afetuoso, cristão, coletivo, integrado, colaborativo, participativo, dialogado, visando ao desenvolvimento das competências e habilidades do educando nas diferentes áreas do conhecimento para o êxito no desempenho escolar.

Na missão de educador, o Instituto de Educação Prof. Denizard Rivail enfrenta os desafios buscando alternativas e novos mecanismos para auxiliar no desenvolvimento de um ser humano criativo, solidário,cooperativo, com valores humanos e cristãos para contribuir na formação de uma sociedade mais justa.

O desenvolvimento de projetos diversificados, tais como: Projeto Educação e Vida, Mostra de Poesia, Noite da Harmonia propiciam maior integração entre escola e família e oportunizam o desenvolvimento de diversas habilidades nos educandos, auxiliando-os na construção de uma personalidade mais segura e consciente de seus direitos e deveres como cidadãos.

O currículo do Instituto de Educação Prof. Denizard Rivail é funcional, pois procura não só promover uma aprendizagem de conteúdos e habilidades específicas, mas também fornecer condições favoráveis à aplicação e integração desses conhecimentos. O Instituto procura ultrapassar a idéia de currículo como a simples seleção e organização de conteúdos predeterminados e trabalha com a permanente atualização dos mesmos, em sintonia com as novas realidades e necessidades do aluno e do meio em que ele vive.

Assim, para o desenvolvimento da proposta curricular da Educação Básica ( Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), o Instituto respalda-se na Lei 9.394/06, nos Pareceres e Resoluções do CNE e nas Resoluções do Conselho Estadual de Educação ( inerentes a cada etapa da Educação Básica) e contempla a teoria de Gardner – Múltiplas Inteligências, por envolver: Inteligência Lógico-Matemática; Inteligência Linguística ou Verbal; Inteligência Cenestésico-Corporal; Inteligência espacial; Inteligência Intrapessoal e Interpessoal.